Associação Espaço Vida

Centro de Ensino

Abordagem Transdisciplinar

A transdisciplinaridade é um enfoque pluralista do conhecimento que tem como objetivo, através da articulação entre as inúmeras faces de compreensão do mundo, alcançar a unificação do saber. Assim, unem-se as mais variadas disciplinas para que se torne possível um exercício mais amplo da cognição humana. Quando tratamos de uma abordagem transdisciplinar referimo-nos ao que se serve e recorre a tantas disciplinas quantas conhecidas, visando captar entre elas o que há de semelhança, interdependência, convergência e conexão, tanto de informações, como leis, métodos e conhecimentos.

 

Esta expressão foi criada pelo educador Jean Piaget, durante o I seminário Internacional sobre Pluri e Interdisciplinaridade, o qual se desenrolou em 1970, na Universidade de Nice; nesta ocasião foi originalmente utilizada esta palavra, deflagrando uma série de pesquisas sobre seu significado e as implicações por trás desta ideia, estimuladas pelo seu próprio criador. Depois de Piaget, o termo foi resgatado por vários outros pesquisadores, entre eles Edgar Morin, Stephane Lupasco, Basarab Nicolescu e Ubiratan D’Ambrosio.

 

Atualmente este conceito vem sendo explorado principalmente no interior do Centre International de Recherches et d`Études transdisciplinaires, um dos mais importantes núcleos de estudos sobre a transdisciplinaridade. A transdisciplinaridade metodológica corresponde a um processo de democratização do intelecto, equiparando o valor das experiências intelectuais individuais e coletivas por seu conteúdo formal ou informal, empírico ou estritamente racional.

Projetos

Como os educandos aprendem

Na Associação Espaço Vida o educando é visto em sua singularidade, sendo-lhe ofertado a experiência que proporcione a aprendizagem e desenvolvimento nos aspectos sociais, cognitivos, motores, emocionais e sensoriais de forma segura e positiva.

Projeto Apreender

Acreditando na educação inclusiva para todos, utilizamos a abordagem transdisciplinar no Projeto Apreender, possibilitando um olhar individualizado e respeito às singularidades de cada indivíduo, realizado em espaços preparados para recebê-los. O Projeto faz uma ponte entre a família, terapeutas e espaço de aprendizagem, buscando um entendimento mútuo entre todos os responsáveis pela aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo, propiciando um currículo individual, onde os objetivos são traçados pela equipe e família, sendo contextualizado, integrado a todos os seus ambientes, contribuindo para que o aprendizado e desenvolvimento do indivíduo seja internalizado e apreendido.

O Projeto Apreender se divide em:

Espaço Infantil

Atende crianças e pré-adolescentes de 1,5 (um ano e meio) a 12 (doze anos) anos e/ou de acordo com necessidade identificada pela instituição.

Horário

Turno Matutino | 07h30 às 11h30

Segunda a Sexta, conforme calendário.

Espaço Jovem/Adulto

Atende a partir do 12 anos e/ou de acordo com necessidade identificada pela instituição.

Horário

Turno Vespertino | 13h00 às 17h00

Segunda a Sexta, conforme calendário.

Atividades do Educando

As atividades são realizadas na sede da Associação Espaço Vida e as atividades extracurriculares em outros locais, como: parques, shoppings, teatros, cinemas, clubes, entre outros.

 

  • Roda de Conversa;
  • Computação;
  • Educação física,
  • Capoeira Angola,
  • Atividades artísticas;
  • Atividades de musicalidade;
  • Atividades sensoriais;
  • Atividades da Vida Diária;
  • Alfabetização/ Leitura e escrita, matemática; conhecimentos gerais;
  • Atividades de socialização;
  • Pet-terapia.

As Turmas

  • A quantidade de educando(a) por turma varia de acordo com a singularidade das mesmas, assim como a quantidade de profissionais necessários;
  • Na formação das turmas a empatia entre os(as) educandos(as) e profissionais é levada também em consideração.

Projeto Profissionalização

O processo de inclusão das pessoas com deficiências na sociedade é um tema atual e de grande repercussão social, iniciada especialmente a partir da década de 1990, devido à Declaração de Salamanca, resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: acesso e qualidade de vida, promovida pelo governo da Espanha e pela UNESCO. O trabalho é fundamental para garantir a cidadania e o sentimento de pertencimento de qualquer pessoa. Acreditamos na Inclusão, acreditamos que todo indivíduo pode ser funcional, dando sua contribuição para a sociedade e obtendo sua realização pessoal e profissional. Assim, criamos um projeto onde as possibilidades profissionais, são existentes a partir dos talentos e habilidades do indivíduo, acontece através de um olhar individualizado respeitando as singularidades de cada um, em espaços e com equipes preparadas para recebê-los (as), dando suporte continuo as empresas e aos profissionais PcDs (pessoas com deficiência).

Parceria com a Drogaria Santa Marta

Em 2017, a Drogaria Santa Marta iniciou mais uma parceria com a Associação Espaço Vida, dando início a realização de mais um sonho, o Projeto de Profissionalização.

O objetivo desta iniciativa é a Inclusão social, das pessoas com deficiência que já completaram 16 anos no âmbito profissional, tendo como base o respeito às diferenças e os direitos de todo indivíduo, possibilitando-lhe qualidade de vida social e humana, oportunizando as empresas se tornarem veículos da inclusão social.

As metas são a Profissionalização de acordo com os talentos e habilidades dos indivíduos e a Contratação dos profissionais PcDs, tendo todos os seus direitos garantidos.

Graças ao exemplo da Drogaria Santa Marta que leva a inclusão a sério, pois se sentir parte da sociedade é direito de todos. O projeto que é um projeto piloto já está sendo um sucesso com 15 jovens contratados.

Objetivos

  • Inclusão social, das pessoas com deficiência no âmbito profissional, tendo como base o respeito às diferenças e os direitos de todo indivíduo, possibilitando-lhe qualidade de vida social e humana;
  • Dar a oportunidade para que empresas privadas se tornem veículos de inclusão social.

Metas

  • Profissionalização de acordo com os talentos e habilidades dos indivíduos;
  • Contratação dos profissionais PCDs, tendo todos os seus direitos garantidos.

Requisitos

A inserção do profissional PcD no projeto é feita mediante os seguintes requisitos:

  • Disponibilidade de vagas de trabalho pelas empresas em parceria com o projeto de profissionalização;
  • Idade maior que 16 anos;
  • Não receber benefício do Governo;
  • Entrevista e seleção (avaliação) do candidato;
  • Entrevista com os responsáveis;
  • Visita domiciliar pela coordenação (caso seja necessário);
  • Entrega de documentação;
  • Assinatura do contrato Responsável e Associação;
  • Assinatura do contrato Responsável e ou Profissional PCD e Empresa.